Nova página 1
|
 
     
 
     
 
A História
Missão
Casa do Paço
Certificação
Links
Documentos
Estatísticas
Agentes Económicos

Os Vinhos
Consumidor
 
Receba as nossas notícias e eventos no seu e-mail!
Registar Anular  
A COMISSÃO     História
Vale do Varosa, no sopé das férteis encostas da Serra da Nave, entre os rios Paiva e Távora, foi escolhido pelos Monges de Cister para aí construírem alguns dos mais belos exemplares da arte cisterciense. Mosteiros como o de S. João de Tarouca, do longínquo século XII (um dos primeiros da Ordem de Cister a ser construído na Península Ibérica), constituem testemunhos vivos do espírito dinâmico dos monges que cedo moldaram a região à sua imagem, trabalhando a terra e cultivando a vinha.
Esta é sem dúvida uma região nobre, de grandes extensões de vinhedos dos antigos domínios de D. Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz, aio do primeiro Rei de Portugal, onde nascem bons vinhos brancos, tintos e espumantes.


Segundo publicação no Diário da República (Decreto-Lei nº 443/99 de 2 de Novembro), "... é reconhecida como denominação de origem controlada (DOC), para a produção de vinhos a integrar na categoria dos vinhos de qualidade produzidos em regiões determinadas (VQPRD), a denominação "Távora-Varosa", de que poderão usufruir os vinhos tintos, brancos, rosados e espumantes (vinhos espumantes de qualidade produzidos em regiões determinadas (VEQPRD), produzidos na respectiva região vitivinícola...".
 
 
OS VINHOS AS VINHAS A COMISSÃO DIVERSOS CONTACTE-NOS

EXPERIÊNCIAS
MARCAS

CASTAS
DOCUMENTOS
METEOROLOGIA

MISSÃO
CASA DO PAÇO
FLUXOGRAMA DA CERTIFICAÇÃO
LINKS
DOCUMENTOS
ESTATÍSTICAS
AGENTES ECONÓMICOS

GALERIA
NOTÍCIAS
IMPRENSA
AGENDA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
TERMOS DE UTILIZAÇÃO
MAPA DO SITE

CASA DO PAÇO - DALVARES
3610-013 TAROUCA
254 67 90 00/ 254 67 90 01 :TELEFONE
254 07 90 02 :FAX
geral@cvrtavora-varosa.pt :MAIL

          
       

© 2017 Powered by: